terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Dor nossa de cada dia!

Olá pessoal, 


Desculpe o sumiço, mas estive correndo essa semana atrás de exames e médicos, logo logo tenho os resultados e conto para vocês.



Só para variar, comecei e terminei minha semana com muita dor: na segunda-feira consulta com reumato e resultado de exames de sangue acordei com dores no quadril; na terça-feira, dia do Enbrel, vertigens e caminhada à tarde, dor no quadril; na quarta-feira arisquei um saltinho para ir ao SUS renovar a remessa do Enbrel e muitaaa dor na coluna; na quinta e sexta-feira passei ilesa, só com dores nos ombros ao acordar. 
Em compensação no sábado... tentei arrumar meu guarda-roupa, resultado: não consegui chegar ao fim sem chorar e pedir para ir ao hospital!


E assim é a rotina do portador de EA, vivendo um dia após outro. E o futuro, a Deus pertence!

A dor, no meu caso, chega a ser pior do que as consequências da doença. O medo de sentir essa dor alucinante é maior do que qualquer outro medo que eu possa ter. 

Mas o que é dor?





O dicionário define dor como sendo "a sensação penosa, desagradável, produzida pela excitação de terminações nervosas sensíveis a esses estímulos, e classificada de acordo com o seu lugar, tipo, intensidade, periodicidade, difusão e caráter."

A dor é uma proteção do nosso organismo que reage quando algo não vai bem, como um alerta.



Embora as pessoas descrevam a dor da coluna e as dores irradiadas como sendo   “dores musculares” , a maioria  dessas  dores não são musculares e sim articulares, muitas vezes causadas por pequenos desvios ou deslocamentos do disco vertebral, que funciona como um amortecedor para nossa coluna. O disco vertebral emite dor para regiões musculares distantes da coluna, o que causa a falsa impressão de dor muscular.
Tais dores tidas como musculares, fibromialgia, tendinites, bursites, etc na verdade podem ser espondilite. Por isso é muito importante dar atenção a esse tipo de dor e sempre procurar um médico.

A informação é grande aliada, assim tenha sempre em mente que vai passar! Alguns tratamentos alternativos têm trazido alívio a muitos portadores de dor crônica, como Acupuntura, além de exercícios como Ioga, Pilates.


Infelizmente o portador de EA precisa aprender a conviver com essa dor, aprender a entender os sinais do corpo, e se adaptar à sua nova realidade.

Abraços e desejo menos dor a todos nós!

9 comentários:

  1. A dor tem destas coisas. Estive convencida durante varios anos de que a falta de força no braço direito se devia às tendinites . Afinal, tinha duas vértebras da cervical em fusão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei bem o que é isso... muitas vezes não termos o diagnóstico certo dificulta ainda mais! Bjo

      Excluir
  2. Infelimente venho sofrendo com dores desde 2011 e os exames de RM e TC mostram protusoes e degeneracoes em toda coluna,tendinopatias e bursites,artrose e esclerose na sacro e os exames de sangue nao mostram nenhum fator reumatico estou cansado de ouvir a reumato falar que fibromialgia mas tambem tenho doenca de crohn e andei lendo que a EA tem relacao com o crohn,agora vou mudar de medico com a esperanca de um diagnostico correto.Gostei muito do post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, aqui a gente vai se falando e conhecendo um pouco mais o que é nossa doença. Abs

      Excluir
  3. Oi Angélica. Parabéns pela iniciativa. Espero que a medicina avance dia após dia, e com isso todos que sejam portadores possam ter qualidade de vida. Conte conosco. Deus está no controle de todas as coisas e te dará sabedoria para lidar com isso. Amamos você. Bete & Sergio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha linda... muito obrigada pelo apoio, é muito importante ter vocês!

      Excluir
  4. Ainda estou na fase do diagnóstico não conclusivo e tomando somente Vimovo. Tou há uns 2 meses devorando informações e vi que há duas alternativas para tentar melhorar ou até estacionar a doença: super doses de vitamina D3 e/ou aderir à uma dieta paleótica/low carb, cortando leites e seus derivados e alimentos com alto índice glicêmico. Faz 14dias que cortei o leite e cereal matinal, assim como qualquer tipo de bolacha, biscoito, pães e barras de cereais. Estou me sentindo bem melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi falar destas dietas, vou fazer exames, mas tenho um pouco de receio.

      Excluir
    2. Oi, já ouvi falar mesmo, mas temos que ter bastante cuidado com nossa resistência. Eu já tomo o Enbrel, que abaixa a resistência, e não em arrisco a fazer dietas sem consultar um médico. Procure um nutrólogo, acho que toda ajuda é bem-vinda!

      Excluir

Espondilite Anquilosante e exercícios físicos... e agora? Desafio Pilates

Boa noite, Como é bom estar de volta!!! Bora ao tema do post: EXERCÍCIOS FÍSICOS!! Dá um gelo na coluna, não é? Pois...